domingo, 26 de maio de 2013

Dicas de prevenção da dengue

“Use repelente na pele, tecidos das roupas, mosquiteiro e não deixe acumular água em vasos, pneus, caixas d´água entre outros recipientes”.


A melhor maneira de combater a dengue é fiscalizando seus possíveis criadouros. Portanto, não deixe acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras.
Outra forma de manter o mosquito longe da sua pele é usando repelente, incluindo nos tecidos das roupas e no mosquiteiro, aquela tela protetora que pode ser colocada nas janelas, cama e barracas. Atenção: a medicina diz que para agir da maneira correta, o repelente tem de apresentar entre 20% e 25% de Icaridina e 30% e 50% de DEET. Os produtos oferecem tempo de duração e faixa-etária diferentes, por isso é importante ler o rótulo para escolher aquele que mais atende as suas necessidades.

Ações para conter a proliferação da dengue

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importante que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia do perigo, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Vale lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.
Vamos previnir a dengue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário